O laço forte do cooperativismo

9 de agosto de 2021 13:26 222

Pensar em agricultura familiar e no desenvolvimento rural de pequenos produtores nos leva ao caminho do cooperativismo. Juntar esforços, trabalhar em conjunto e gerar benefícios coletivos são alguns dos pilares que norteiam as práticas cooperativistas e permitem o alcance de melhores resultados econômicos e sociais.

O movimento cooperativista nasceu na Inglaterra, em 1844, com o objetivo de unir força, organizar os trabalhadores e obter maiores e melhores resultados. No campo, percebemos o quão importante é este movimento. Uma Cooperativa pode ser fonte de informações, possibilitar acesso aos programas e editais públicos, facilitar a compra e venda de produtos e insumos agrícolas, promover a valorização do produto local, da agricultura familiar e do trabalho das mulheres, dentre tantos outros benefícios.
Pautadas por uma proposta coletiva de sustentabilidade, as cooperativas podem ser instrumentos importantes e eficazes em meio às crises e são capazes de contribuir para a redução das desigualdades, além de substituir a relação de emprego-salário por trabalho-renda, incentivando o empreendedorismo. É um benefício não só para os cooperados, mas para todo o meio social.

Podemos afirmar que cooperar é um processo educativo de ensino-aprendizagem que está presente desde nossa infância, nossa vivência familiar. Aprendemos desde cedo a compartilhar e que a união nos faz mais fortes.
Portanto, afim de atender novos mercados a AMAGRI está em processo de formalização da sua cooperativa, COOPERMAGRI. Então, se você se identificou com as nossas propostas venha fazer parte e agregar sua história a nossa caminhada pela valorização da mulher do campo.

Insta: @amagri_perdoes

Compartilhe este artigo