‘‘O tempo passando tudo cura? O tempo resolve todas as coisas? É só deixar o tempo passar?’’ Quando o tempo realmente ajuda?

14 de setembro de 2020 15:35 1079

Perguntas que temos uma resposta, ou o tempo ajuda a responder? Podemos ser amigos do tempo e usá-lo como auxiliar, ou colocamos nele a responsabilidade e atitude que competem a nós? Lembro algo concreto: de todo jeito o tempo vai passar. Porém, a solução e o curativo quem faz? Os minutos, horas e dias? Não. O trabalho junto ao tempo é essencial. Como diz o ditado: “conte até dez”. Dar tempo para a poeira abaixar, o coração acalmar, a raiva cessar.

No momento tudo é muito intenso! As emoções se perdem e surpresas negativas trazem sentimentos negativos. Como a natureza ensina, o fruto precisa do processo para amadurecer. A semente cresce!
O fruto amadurece, a serenidade chega! Junto ao tempo, se fizermos um trabalho interior, pensar e dialogar com serenidade, a situação melhora. A ferida gasta tempo para cicatrizar quando se faz o curativo. Se deixar a ferida, ela pode inflamar e complicar. Então digo, usar o tempo ao nosso favor e procurar com sabedoria e paz o melhor caminho. O tempo ajuda se fizermos o processo.

Ele resolve junto ao nosso empenho e ação com maturidade.
Que o tempo abençoado nos ajude a trabalhar conflitos. Tempo nosso amigo, ajude na paz a curar feridas, alcançar maturidade e agir com sabedoria!

Rogério Victor Azevedo – psicanalista

Compartilhe este artigo