Pássaros silvestres são encontrados presos irregularmente em Lavras/MG

16 de agosto de 2021 12:53 476

A Polícia Militar realizou a apreensão de seis pássaros silvestres, engaiolados irregularmente, por um morador rural de Lavras/MG. O autor foi multado ambientalmente e os pássaros foram recolhidos para reinserção no ambiente natural, caso seja possível. O fato aconteceu ontem (12/08) no final do dia.

Durante patrulhamento ambiental pelo município de Lavras, uma equipe de Patrulha Rural que atendia uma chamada referente a desaparecimento de animal doméstico e deparou com várias gaiolas expostas em uma área externa de uma propriedade rural. Assim, foi acionado o policiamento especializado da Sexta Companhia de Meio Ambiente (6ª Cia PM MAmb) para a perfeita vistoria da situação.

Os militares do meio ambiente constaram que do plantel de oito aves, dois são exóticos e seis são espécimes da fauna silvestre brasileira sem qualquer tipo de identificação oficial do órgão ambiental competente.

Confirmada a infração ambiental, foram apreendidos os animais que serão encaminhados a um médico veterinário para uma consulta em busca do bem-estar dos animais. Sendo atestada a sua capacidade de reintrodução no habitat natural, as aves serão libertadas e não sendo possível, serão encaminhadas ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) para que possam ser bem tratadas conforme os protocolos ambientais. Foi redigido em desfavor do responsável pela guarda dos animais um auto de infração sob as penalidades do código 506 do Decreto 47383.

_A Polícia Militar do Meio Ambiente reforça que a manutenção de animais silvestres em cativeiro, sem o devido registro, é crime. O infrator está sujeito a pena pecuniária, sem prejuízo do devido processo judiciário.

Seja um defensor da natureza Informações e denúncias à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: [email protected]m

Polícia Militar de Meio Ambiente: trabalhando para instruir, proteger e preservar!

Polícia Militar de Minas Gerais: 246 anos. Nossa profissão, sua vida.
2021: ano comemorativo dos 40 anos da mulher na PMMG
.

por Meio Ambiente Notícias

Compartilhe este artigo