Pause!Uma reflexão sobre o trabalho da mulher rural

28 de dezembro de 2023 10:05 635

Ao encerrarmos mais um ano, é hora de refletir sobre o trabalho inestimável das mulheres rurais. Elas são as responsáveis pelo sustento de suas famílias e comunidades, e desempenham um papel fundamental na produção de alimentos. Mas não podemos esquecer que existem mulheres rurais que trabalham em condições muitas vezes difíceis, com jornadas longas e pesadas. Elas enfrentam desafios como a falta de acesso à educação, à saúde e à infraestrutura. Apesar disso, elas são resilientes e determinadas, e contribuem para o desenvolvimento econômico e social do país. Neste final de ano, queremos homenagear as mulheres rurais e reconhecer seu trabalho árduo e dedicação.
Elas são um exemplo de força e perseverança, e merecem nosso respeito e admiração. Trabalham na agricultura, plantando e colhendo alimentos para consumo próprio e para o mercado, cuidam do gado, produzindo leite, carne e outros produtos. Elas trabalham na horticultura, cultivando frutas, legumes e verduras, na apicultura, produzindo mel e cera de abelha, na pesca, capturando peixes e outros frutos-do-mar. Mulheres rurais que por meio do seu trabalho contribuem para a segurança alimentar, a geração de renda e a preservação do meio ambiente. Assim, neste final de ano, vamos celebrar o trabalho das mulheres rurais e agradecer por sua contribuição. E especificamente sobre o trabalho da AMAGRI ao fecharmos nossos olhos enxergaremos uma trajetória de luz e de transformação.
Timidamente a AMAGRI iniciou seus trabalhos em 2017, com apenas dez mulheres, que apesar das dificuldades burocráticas e por ser algo novo na época, ainda assim acreditaram no potencial de uma associação. Saiba mais:https://jornalvoznet.com.br/as-muitas-maos-da-associacao/ .

E hoje, seis anos depois, temos mais quarenta, ou seja, mais de quarenta famílias dessas mulheres que tiveram suas vidas transformadas e que por meio do seu trabalho garantem segurança alimentar a mais de três mil pessoas no município. Já pensou nisso? Sendo essa realidade, pois, possível, em razão de políticas públicas de apoio à agricultura familiar, que aqui podemos apontar Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Atualmente AMAGRI, em meu ponto de vista, atingiu um ápice de glamour e reconhecimento, mas não podemos esquecer que seu histórico foi de luta, de batalha para conquistar um espaço, um mercado. Sua trajetória é uma luta coletiva em prol não apenas as mulheres rurais perdoenses, pois hoje a AMAGRI representa todas as trabalhadoras rurais, quando ela fala, ela dá voz também aquelas mulheres que estão silenciadas em razão de ocupar regiões que não possibilitam o diálogo. A cada prêmio, realização de eventos, entrevistas, a AMAGRI demarca o papel da mulher agricultura.


E se me perguntassem a fórmula para que outras associações como essa fossem idealizadas? A resposta seria ter um grupo disposto a começar e parceiros que pudessem ser apoio em todos os momentos. Então, fica aqui um agradecimento a cada mulher que tem feito parte desse grupo, assim como a cada parceiro que tem caminhado ao lado da AMAGRI. Sem vocês, a história da AMAGRI seria uma folha em branco. E claro, agradecer também a todos os clientes que temos, que tem confiado na qualidade dos produtos das associadas.
Um Feliz Natal e um 2024 repleto de luz e paz é o que a família AMAGRI deseja a todos vocês.
*Assistente Social da AMAGRI e pesquisadora Núcleo de Extensão
Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal de Lavras

Compartilhe este artigo