Perdões 104 anos: mais que uma cidade

3 de junho de 2016 15:50 3294

A cidade de Perdões, no ano de 1912 conseguiu a emancipação político administrativa e deixou de ser uma comunidade integrada à Lavras, para se tornar uma cidade.
O surgimento do povoado, que futuramente daria origem à nossa querida cidade começou com o avanço dos colonizadores portugueses sobre o sertão brasileiro. Com a descoberta do ouro em Minas Gerais, as pessoas começaram a vir para o nosso estado, entre eles, Romão Fagundes. Ao português Romão Fagundes foi dada uma carta de sesmarias, o qual é considerado o primeiro documento histórico da nossa querida cidade. Esta carta dava a concessão de terras na chamada serra do Senhor Jesus, para buscar ouro.
O arraial de Perdões começou a surgir no Bairro Rosário por um motivo em particular, assim como outras cidades brasileiras e europeias, Perdões surgiu em um ponto alto, com o objetivo de defesa, ou seja, evitar possíveis invasões. Romão Fagundes, acusado de sonegar impostos, por não pagar 20% do total do ouro extraído, torna-se um procurado da coroa portuguesa. Segundo a tradição, Romão Fagundes se arrepende e faz um cacho de bananas, feito de ouro e o oferece a então rainha de Portugal D. Maria I, em troca do seu perdão e foi assim que o povoado, que daria origem a nossa cidade, era chamado de Arraial de Bom Jesus do Perdões, mas também de Vila São José. No ano de 1855, o nome é reduzido para Perdões. Em 1912, Perdões se emancipa de Lavras após a decisão do Brasil em decidir entrar na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos aliados que lutavam contra o temível eixo, perdoenses heróicos, assim como outros brasileiros, foram para os campos de batalha na Europa, Perdões cresceu e atualmente de acordo com o censo de 2010 – 20.087, e no ano passado a população era estimada em 21.239.
No ano de 2012, a nossa querida cidade comemorou seu centenário e no próximo primeiro de junho, comemora 104 anos.
A cidade possui um rico acervo como patrimônio histórico, por exemplo, as Igrejas da Matriz e a do Rosário, a primeira Igreja de Perdões. Além de prédios históricos, a nossa cidade possui a imagem do Senhor Bom Jesus dos Perdões, imagem barroca e recém restaurada.
No esporte, o Independente, o famoso Leão do Oeste, que já representou a nossa cidade com orgulho nas competições em que disputava.
Perdões, uma cidade centenária, com uma linda história e quem te conhece ou já viveu/vive aqui, não te esquece jamais.


Randolfo José Carvalho Alves

Compartilhe este artigo