No dia 21 de junho, às 17:35, na cidade de Perdões, os militares foram comunicados de que havia uma movimentação estranha de um caminhão, transportando animais, na zona rural.
Com base nas informações a equipe esteve próximo de um sítio, onde abordaram um indivíduo. O lugar exalava odor de carne em decomposição.
O homem contou que havia sido contratado para fazer o abate de animais, dentre eles 9 cavalos, e que teria acondicionado os cortes em uma caixa com gelo.
Durante a ação outros 2 indivíduos também foram abordados. Eles confessaram a participação no crime, contando que já teriam abatido 24 animais no sitío e que haviam alugado a propriedade para esta finalidade.
Nos fundos do sítio várias ossadas foram encontradas. Equipes da PM do Meio Ambiente e vigilância sanitária foram acionadas.
Os militares recuperaram 15 cavalos que estavam no local, todos com sinais de maus tratos, confinados em local fechado e sem alimento.
Durante a ação 2 veículos foram apreendidos.
Os militares encontraram ainda a quantia de R$ 5. 649,00 com os infratores, lucro das carnes comercializadas de forma ilegal.
O infrator de 49 anos, natural do estado de Goiás, foi preso. Ele foi apontado pelos comparsas de 27 e 45 anos, ambos presos também, como mandante do transporte, receptação e abate clandestino dos animais.
por ACO/8ºBPM