No dia1º de setembro, terça-feira, às 14h15min, na cidade de Perdões, a PM foi acionada a atender uma ocorrência onde uma mulher havia sido contida ao tentar lesionar-se em seu local de trabalho. De lá ela teria saído transtornada, motivo pelo qual seu empregador havia solicitado o apoio dos militares para encontrá-la, temendo por sua vida.
Com base nas informações a equipe iniciou o rastreamento, insistindo na diligência, até encontrar a mulher em um cafezal, já na zona rural da cidade. Ela estava prestes a cometer um ato extremo contra sua vida.
Os militares então a contiveram de imediato, salvando-a.
A mulher de 33 anos foi socorrida e encaminhada à Santa Casa de Misericórdia, onde permaneceu internada, sob observação médica.
Ainda no mesmo dia, os militares deram apoio à uma equipe do Corpo de Bombeiros durante atendimento de mais uma ocorrência envolvendo uma mulher em episódio psicótico.
As informações davam conta que ela estaria trancada dentro de casa, estando com uma faca. A equipe conseguiu adentrar a residência, e já mais calma, a mulher foi encaminhada pela equipe do SAMU para receber atendimentos médicos.
A Polícia Militar é uma instituição presente no cotidiano das pessoas e faz parte da ideia de socorro. Mas é importante enfocar que há serviços que atuam diretamente na questão de prevenção ao suicídio, devendo todos estarem atentos aos sinais que podem ser emitidos por aqueles que estejam sofrendo de algum transtorno.
Um dos serviços mais acessíveis é o do Centro de Valorização da Vida (CVV) que presta apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188 ou acesse: www.cvv.org.br.
O Centro de Assistências Psicossocial (CAPS) dos municípios também oferecem auxílio gratuito e dão informações à todas as pessoas sobre o tema.
por ACO/8ºBPM