Nesta semana, a prefeitura de Cana Verde firmou convênio que trará para a cidade um caminhão compactador de lixo. Para a conquista, o município contou com o apoio do Secretário de Estado de Governo e Dep. Federal Odair Cunha e com o Deputado Estadual Ulysses Gomes. A expectativa é que o veículo seja entregue a cidade até o final do ano.
Desde o início de 2017, o Governo Municipal de Cana Verde tem trabalhado medidas de conscientização para a implantação da coleta seletiva na cidade. Com a chegada do caminhão as ações serão intensificadas, sobretudo, com palestras e mobilizações nas escolas e órgãos públicos.
A ideia é que toda a população do município se conscientize e pratique a coleta seletiva. O Brasil produz hoje, em média, por ano, 387 quilos de resíduos sólidos por habitante. Mas só destina corretamente pouco mais da metade, cerca de 58%, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).
Por isso, em Cana Verde, com a chegada do caminhão e a parceira entre sociedade civil, setor público e setor privado espera-se que uma nova consciência a cerca da produção do lixo seja formada, afinal, do ponto de vista do planeta não há como jogar fora, pois não há fora.
Por Renata Souza