Presépio: Uma tradição popular

15 de novembro de 2021 11:07 433

Delise Assunção Sousa é uma perdoense que tem como hobby a montagem de um lindo e grandioso presépio riquíssimo em detalhes.
A Mundo Cênico foi conhecer o seu Presépio e pediu para que ela contasse um pouco sobre a história dele.
Segunda ela, o Presépio começou a ser montado no ano de 2012. Justamente nesse ano, em outubro, o vaticano fez a abertura do ano da fé, que foi uma motivação para que ela iniciasse a montagem do seu grande presépio. Ele começou pequeno e ela foi aumentando aos poucos, conforme achava as peças para criar novas cenas. Alguns personagens bíblicos tiveram que ser improvisados, pois não foi possível encontrá-los. Simeão e Ana, por exemplo, são representados por outros santos.
Delise conta que sempre gostou muito de presépios e que possui outros, inclusive um que veio de outro país. Também tem um grande apreço pela folia de Reis e várias folias já visitaram seu presépio.

Hoje estão representadas no presépio as seguintes cenas: a Anunciação, a Visitação de Maria a sua prima Isabel, o Recenseamento, os Reis magos passando pelo castelo de Herodes, o Nascimento, a Apresentação de Jesus no templo, a Fuga para o Egito, a Perda de Jesus no templo e o reencontro, o Batismo de Jesus, as Bodas de Caná, Jesus com a Samaritana, a entrada de Jesus em Jerusalém, a Santa Ceia, a Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras, a Via Cruz, a Crucificação, o descendimento da cruz e o Túmulo.
O presépio é rico em detalhes e, além da composição de cada cena, outros personagens foram colocados representando a vida econômica e social da época de Jesus. Padeiros, agricultores, carpinteiros, pastores ajudam a dar vida ao presépio e a representar de forma mais realista o momento histórico.
Delise considera que é muito importante as famílias montem seus presépios, pois ele é a encarnação de Deus na vida humana. É a possibilidade da reflexão sobre a história de Jesus, Maria e José. Possibilidade de meditar sobre a simplicidade e o amor de Deus.
“(…) as famílias devem montar os presépios da maneira que elas puderem, usando, por exemplo, palha, material reciclável. É importante fazer isso com os filhos, de forma que eles entendam o real sentido do Natal, que é Jesus, e afastem a ideia do consumismo.”

Agradecemos a Delise pela recepção e por ter contado sobre sua experiência incrível com presépios.
A Mundo Cênico sabe da importância cultural que o Presépio tem e convida a todos para participarem da 4ª edição da Exposição de Presépios.
Para se inscrever basta acessar o site www.mundocenico.com.br até o dia 20 de novembro.

*Para quem quiser visitar o Presépio, basta agendar sua visita com a Delise pelo telefone (35) 98844-0472.

Assessoria de Comunicação/Mundo Cênico

Compartilhe este artigo