Professor perdoense é premiado pela ABCZ – Associação Brasileira de Criadores de Zebu

25 de setembro de 2018 16:24 1268

No dia 24 de agosto, o Professor Fabyano Fonseca e Silva do Departamento de Zootecnia da UFV – Universidade Federal de Viçosa, recebeu o prêmio de Mérito ExpoGenetica 2018, concedido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), com sede em Uberaba-MG.
A premiação em questão foi concedida na categoria “Técnico” devido ao papel de Consultor Oficial do PMZG-Corte (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos de Corte) exercido pelo Professor desde 2013.
Além disto, o Prof. Fabyano mantém vários projetos de Pesquisa em conjunto com a Instituição, dentre os quais se destacam: “Pesquisa para avaliação genética nacional das raças zebuínas de corte e “Comparação de metodologias para incorporar predições genômicas no Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens da raça Nelore”.
No presente ano, a ABCZ comemora 50 anos do Melhoramento Genético, fazendo desta Instituição a mais consolidada e importante para o desenvolvimento das raças zebuínas no mundo.
Na edição da Revista ABCZ sobre este “histórico 50 anos”, o Prof. Fabyano concedeu uma entrevista sobre o tema “A seleção genômica e seus avanços”, na qual enfatiza a importância desta técnica para sucesso do melhoramento animal, bem como os desafios a serem alcançados principalmente em termos da pecuária brasileira.
Também vale ressaltar que a equipe ABCZ/PMGZ lançou no último dia 20 sua primeira avaliação genômica para bovinos Nelore, o que caracteriza o Brasil como um dos mais importantes países na área de genômica de gado de corte, e a UFV como uma das mais respeitadas Instituições de Ensino e Pesquisa na área em questão.

Compartilhe este artigo