Perdões também sofre com essa agressão ao meio ambiente
Infelizmente há queimadas também de gente preguiçosa que ao invés de colocar o lixo em sacos para o caminhão coletor levar, preferem atear fogo; ao invés de limpar um lote com enxada preferem colocar fogo.
Nesse tempo seco, fuma-se um cigarro e joga a bituca no mato seco.
No Brasil, segundo especialistas, as queimadas aumentaram 17% no mês de agosto. Caatinga e Cerrado são os biomas mais afetados por incêndios florestais em 2021.
De janeiro a agosto deste ano, foram registradas 5,8% de queimadas a mais do que no mesmo período de 2020. Se formos comparar agosto de 2021 com agosto do ano passado, esse número é ainda maior: um aumento de 17,1%. Na América do Sul, mais de 50% das queimadas deste ano são no Brasil.
Colocando para a nossa realidade – a cidade de Perdões, temos que tomar providência sim, e não ficarmos resignados como se fosse apenas mais uma queimada. É preocupante o que está ocorrendo na nossa pequena cidade.
Temos que agir em um trabalho conjunto com prevenção, multa e profissionais atuando nisso.
Vale relembrar que na cidade de Perdões tem a Lei Complementar nº84/2019 de 08 de maio de 2020. Essa Lei oriunda de Projeto de Lei Complementar nº02/2019 de autoria do então vereador Rodrigo Vicente dos Santos (ao lado) que é muito válida e importante.
No entanto precisa ser cumprida, principalmente aplicar as MULTAS e ter pessoas trabalhando ativamente nesse sentido.
Quanto mais demorar, menos verde vamos ter, além de causar danos ao Meio Ambiente, também causa danos à saúde dos moradores e perigo de morte.
A reportagem VOZ entrou em contato com o atual presidente do Codema de Perdões – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Barros, que nos informou que a Prefeitura vem atuando com o caminhão pipa.
‘‘Uma das medidas que estamos pleiteando é um convênio com a Polícia do Meio Ambiente junto à Prefeitura para a criação de equipe de brigadista. Aquisição de um tanque pipa moderno que atenda a demanda no controle de incêndios, queimadas.
Quanto aos lotes será intensificada a fiscalização dos mesmos, com fiscal da Prefeitura’’, informou o presidente do Codema.
Vamos denunciar pessoas em atitudes suspeita e vizinhos que colocam fogo em lotes e não se preocupam com o meio ambiente e com as pessoas.
Denuncie! Ligue 190.
Em caso de incêndio, ligue 193.