Resultado da Vacinação Antirrábica 2020 Perdões – Minas Gerais

12 de janeiro de 2021 12:11 361

Durante o período entre a última semana do mês de agosto de 2020 e a primeira semana do mês de dezembro de 2020, o setor de Vigilância em Saúde realizou a Campanha Antirrábica (vacinação de cães e gatos) no município de Perdões/MG. As ações foram realizadas casa a casa por duas equipes, sendo uma na zona rural e outra na zona urbana. Esta forma de trabalho foi adaptada conforme orientações do Ministério da Saúde e da Superintendência Regional de Saúde de Varginha/MG, com o objetivo de evitar aglomerações e a transmissão do COVID-19.
Diante do exposto, apresentamos o resultado final da campanha com o número de cães e gatos vacinados no ano de 2020.

Aproveitamos o momento para agradecer às secretarias municipais de Perdões/MG, APAP – Perdões, às estudantes de Medicina veterinária Layra Flávia Placedino da Silva, Ana Luiza Barros Oliveira, Gabriela Alvarenga Ferreira Carvalho, Valéria Freire Marques. Agradecemos também O Veterinário responsável pelo Consultório Veterinário Municipal Chico Bambu, Luiz Flávio Pepe Luz e o funcionário Rodrigo Lucas Machado. Reiteramos também o apoio de todos os meios de comunicação do município e a população em geral.

Como prevenir a raiva?Portanto, reforçamos para que a população fique atenta sobre a importância de intensificação das atividades de Vigilância do Programa da Raiva: Em caso de agressão por cães, gatos ou outros animais, a pessoa exposta deve ser orientada a lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente assistência médica. Deve-se sempre evitar se aproximar de cães e gatos sem donos, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2019).
Nunca tocar em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou encontrados em situações não habituais (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2019).
QUALQUER DÚVIDA: ENTRAR EM CONTATO COM O TELEFONE 3864 – 7249.
SETOR DE EPIDEMIOLOGIA.

Perdões, 17 de dezembro de 2020.
Alexsandro Santos.

Compartilhe este artigo