Santa Casa de Perdões: procure o Pronto Socorro somente em situações de urgência e/ou emergência

12 de abril de 2021 13:15 520

Em nota em sua página na rede social, a Santa Casa de Perdões pede para que moradores procurem hospital apenas em situação de emergência

Na última segunda-feira (5) a Santa Casa de Perdões, informou através da sua página no facebook que está com dois pacientes acometidos pela COVID 19 ‘intubados’ e outros pacientes com sintomas moderados em observação no Pronto Socorro.
Assim pediu que os moradores da cidade procure o pronto socorro somente em situações de urgência e emergência.
O provedor do hospital, Aderlei Jose Freire, informou que a Santa Casa não possui leitos de CTI – Centro de Terapia Intensiva. Assim, os pacientes intubados foram instalados em duas salas de emergência do local com equipamentos utilizados em CTI’s.

Também está preocupando a todos a falta de medicamento e conforme Aderlei, o hospital adquiriu sedativos utilizados para intubação no dia 05 de abril, e estes são suficientes apenas para sete dias.
O hospital possui 40 leitos, sendo que 8 deles foram destinados para atender pacientes com COVID-19. No dia 05 de abril a taxa de ocupação era de 80%.
Vale destacar que a Santa Casa de Perdões foi classificada pelo Estado como hospital Não COVID-19, por esse motivo os pacientes são encaminhados para hospitais de referência.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a taxa de ocupação dos leitos destinados para tratamento da Covid-19 em Lavras é de 100%. A porcentagem é a mesma para outras cidades da região, como Guaxupé, Itajubá e Três Pontas. Alfenas/Machado, Passos, Poços de Caldas, São Lourenço, Três Corações e Varginha estão com mais de 90% dos leitos de Covid-19 ocupados.
Desde o dia 07 de abril, quarta-feira, a Santa Casa de Perdões passou a divulgar diariamente o boletim dos pacientes que aguardam encaminhamento para o Hospital de referência COVID-19.

Até o fechamento dessa edição (08) o Boletim Diário de pacientes aguardando transferência se apresentava: 01 paciente na enfermaria, 02 no CTI (intubados em Perdões) e 06 dias- medicamentos do kit intubação.
No dia 06 de novembro de 2020, a Santa Casa de Perdões através do provedor Aderlei Freire fez entrega oficial do projeto do CTI para ser encaminhado à Regional de Saúde de Varginha, a qual aguarda aprovação do Governo do Estado.

Estamos vivendo um momento em que é necessário a colaboração da população para que esse vírus não se propague cada vez mais.
Os PSF´s que atendem os bairros também estão no suporte para atender a população.

Compartilhe este artigo