São Joaquim e Sant`Ana, os avós de Jesus

27 de julho de 2020 12:13 7325

Com alegria celebramos no dia 26 de julho a memória de São Joaquim e Sant´Ana, país da Virgem Maria, avós de Jesus, data em que também se celebra o Dia dos Avós. Ana, em hebraico, significa “graça” e Joaquim exprime “Javé prepara e fortalece”.

A princípio, apenas Sant`Ana era lembrada. Posteriormente, a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho. A história dos pais de Nossa Senhora encontra-se narrada em escritos apócrifos, não havendo referência bíblica sobre São Joaquim e Sant´Ana. 

Conta a história que Sant´Ana e São Joaquim, apesar da idade avançada, não possuíam filhos devido à esterilidade, o que lhes causava grande sofrimento, pois não ter filhos, para os judeus, era um sinal de maldição de Deus. Todavia, eles eram perseverantes na fé e, por um grande milagre na vida do casal, Maria nasceu. O nascimento de Maria não só tirou da vida de seus pais o peso da angústia e sofrimento, como também os recompensou pela fé e obediência à vontade de Deus, já que Maria trouxe ao mundo o Salvador da humanidade.

A festa de São Joaquim e Sant`Ana destaca a importância dos avós na vida da família, principalmente na transmissão da fé cristã. Sant`Ana e São Joaquim são lembrados por terem educado Nossa Senhora no caminho da fé, ensinando-a o amor a Deus e preparando-a para sua grande missão. Certamente que a formação recebida por Maria através de seus pais influenciou profundamente na educação de Jesus.

 Como dito pelo Papa Francisco quando celebrou a data de São Joaquim e Sant`Ana aqui no Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude: “São Joaquim e Sant`Ana fazem parte de uma longa corrente que transmitiu o amor de Deus, no calor da família, até Maria, que acolheu em seu seio o Filho de Deus e o ofereceu ao mundo, ofereceu-o a nós. Vemos aqui o valor precioso da família como lugar privilegiado para transmitir a fé”.

Neste ano de 2020, na missa presidida por Padre Rogério no dia de São Joaquim e Sant´Ana  (domingo, dia 26/07, às 19 horas),  na Paróquia de  Nossa das Graças,  haverá bênção dos avós, os quais são convidados a participarem da celebração eucarística, acompanhando a transmissão da Santa Missa de suas casas, através do Facebook da Paróquia. Venham participar conosco!

Que São Joaquim e Sant`Ana cubram de bençãos as nossas vovós e os nossos vovôs. São Joaquim e Sant`Ana, roguem a Deus por nós!

Paróquia Nossa Senhora das Graças/Perdões-MG
Colaboradora:Joana D´Arc do Carmo Eurico Morais Penido

Compartilhe este artigo