Epidemiologia vai criar Comitê Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti
A preocupação com o Zika vírus chega a Perdões. A Secretaria Municipal de Saúde está investigando 5 mulheres que apresentaram sintomas da doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Hoje, o quadro de saúde delas é normal, fora de perigo.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Eniza Isabel, disse que 3 pacientes são da mesma família e recentemente voltaram de viagem ao litoral do Rio de Janeiro, onde podem ter sido infectados. Já os outros dois casos são de pessoas que têm contato com essa família e podem ser tido picadas pelo mosquito vetor da doença. Esses perdoenses moram nos bairros São Dimas e Cohab.
A notificação foi feita no último dia 5 e desde então os agentes da Epidemiologia estão trabalhando incansavelmente para eliminar os focos do Aedes aegypti nesses bairros, com a realização de dois UBV’s (Fumacê) e visita de casa a casa para orientar os moradores. Além disso, os agentes cadastraram as mulheres grávidas desses bairros para acompanhamento. Ao todo, 8 gestantes estão sendo monitoradas pelo PSF São José com o objetivo de evitar a contaminação pelo Zika vírus.
Neste primeiro momento, os 5 pacientes irão fazer exames para diagnóstico de dengue. Depois, se descartada essa doença, será considerada a contaminação por Zika vírus ou febre chikungunya.
Na tarde da quinta-feira passada houve uma reunião de emergência na sede da Vigilância Epidemiológica com a coordenadora Eniza Izabel e os agentes especiais Ana Nery Bastos, Sandro Francisco de Oliveira, Sandro Carvalho e Célio Tobias de Aguiar. A equipe decidiu pela realização de mutirões de limpeza, distribuição de panfletos da campanha “10 minutos de combate ao Aedes” , elaboração de um Plano de Ação e a criação de um Comitê Municipal de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.
Na sexta-feira, dia 12, os agentes voltarão a esses bairros para dar orientações aos moradores sobre as maneiras de combater o mosquito. E neste sábado de manhã, os agentes contarão com a ajuda dos próprios moradores para a realização de um mutirão de limpeza e de conscientização sobre o Aedes aegypti. Na manhã da próxima segunda-feira, o mutirão será nas ruas da Cohab 1.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que está fazendo todos os esforços para combater o mosquito transmissor dessas três doenças e que está acompanhando a evolução de caso a caso. Além disso, os agentes da Vigilância Epidemiológica e os agentes dos PSFs estão bem orientados sobre como proceder em caso de suspeitas. Porém, a ajuda da população é indispensável para que Perdões possa vencer esta guerra contra o mosquito Aedes aegypti.
“O mosquito NÃO é mais forte que um país inteiro!”