Setembro, Mês da Bíblia “Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11)

8 de setembro de 2020 9:56 671

A Igreja Católica no Brasil, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dedica, desde o ano de 1971, o mês de setembro à Bíblia, cujo grande tradutor, São Jerônimo, é lembrado no dia 30 de setembro. São Jerônimo, preocupado com a divulgação e acessibilidade da Palavra de Deus, traduziu-a para o latim, língua oficial da Igreja Católica à época e conhecida por muitos. Hoje encontramos a Bíblia traduzida em todos os grandes idiomas, acessível a todas as pessoas.
A Bíblia é canal de comunicação do amor de Deus Pai, sendo dirigida a todos nós. Para que conheçamos o Projeto de Deus em nossas vidas devemos aprender a meditar a Palavra de Deus diariamente. A leitura diária da Bíblia nos dá forçar para conformar nossa vida à vontade de Deus, além de nos propiciar experimentar a grandeza e a plenitude do Amor Divino.

Quando meditamos a Palavra de Deus, acolhendo-a em nosso coração, estamos nos alimentando, nos fortificando para vencermos as adversidades, já que a Palavra Divina é viva e eficaz. Toda aquele que medita a Palavra de Deus e a põe em prática tem a sua vida iluminada e transfigurada, torna-se luz para o irmão. Se vivemos numa sociedade mergulhada no pecado, na escuridão, é porque o mundo ainda não acolheu a Palavra de Deus.
O estudo bíblico proposto para este ano é fundamentado no Livro do Deuteronômio, com o lema: “Abre tua mão para o teu irmão” (Dt 15,11). O Livro do Deuteronômio destaca-se por suas propostas humanitárias, como a promoção da justiça e da solidariedade para com os pobres, os órfãos, as viúvas e os estrangeiros. É um livro rico em reflexões morais e éticas, com leis para regular nossas relações com Deus e com o próximo.

O lema proposto para estudo no Mês da Bíblia deste ano nos faz olhar com amor para a realidade eclesial e social, estando em sintonia com os vários eventos e situações que nos são apresentadas no momento, um tempo diferente, de isolamento social, de privações em vários aspectos.
Segundo a religiosa Izabel Patuzzo, o lema do Mês da Bíblia deste ano de 2020 nos remete à solidariedade, especialmente do cuidado com o estrangeiro, o órfão e a viúva.

E, de acordo com Frei Ildo, professor da PUC-PR e um dos autores do subsídio para reflexão neste ano, o Mês da Bíblia quer recordar que aquele que quer agradar a Deus não basta que se dirija ao Senhor, mas também deve abrir a sua mão para o irmão.
Que possamos abrir nossos corações a este estudo bíblico, buscando a Deus e indo até o nosso irmão, praticando a solidariedade e a justiça social!
Que tenhamos um santo e abençoado Mês da Bíblia!

Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Perdões/MG
Colaboradora:Joana D´Arc do Carmo Eurico Morais Penido

Compartilhe este artigo