Últimos acontecimentos na Mundo Cênico

8 de setembro de 2020 10:06 387

A Mundo Cênico preza pela preservação da memória e da história. Entende-se estas como elementos fundamentais na formação da identidade cultural individual e coletiva e na instituição de tradições, como datas comemorativas. Nas palavras de Clésio Barbosa Lemos Júnior “Preservar a memória de sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir seu desenvolvimento, mas sim conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades”.
Com este pensamento, objetivando preservar e assegurar a existência de valores culturais de Perdões, a Mundo Cênico está desenvolvendo o projeto “Memorial”. O projeto Memorial tem a função de prestar homenagem a algumas personalidades icônicas que marcaram a história de Perdões.
Após a conclusão do projeto, será possível visitar o Centro Cultural Mundo Cênico e conhecer o espaço destinado a este fim, onde será possível ter acesso a objetos pessoais e conhecer um pouco da história e vida dessas personalidades.

MAPA INTERATIVO
Após lançamento do Mapa Interativo do Centro Histórico de Perdões no site da Mundo Cênico, os professores passaram a utilizar o Mapa em suas metodologias nas aulas virtuais com os alunos, sendo ele considerado uma ferramenta de estudo e pesquisa sobre Perdões.
“Como professora busco sempre valorizar a criatividade e a cultura local, ainda mais em tempos de ensino remoto, em que é fundamental fortalecer esta nossa identidade, trazendo os alunos mais próximos do ensino que nos é proposto. Sendo assim, através da produção de materiais para disciplinas integradoras, encontrei no site da Mundo Cênico excelentes ideias para desenvolver atividades pedagógicas, principalmente o mapa interativo da cidade e outras iniciativas belíssimas trazidas pelo Bruno e sua equipe”, comentou a professora Rosália Silva da Escola Elvira Lopes Resende
“Em minhas pesquisas na Internet, preparando aulas de Geografia para os alunos do terceiro ano da Escola Municipal Padre Pedro Machado, com o tema “Patrimônios Culturais”, me deparei com o Mapa Interativo produzido pela Mundo Cênico. Ao visitar o mapa, percebi que era uma excelente ferramenta para utilizar com os alunos neste período de Ensino Remoto, pois além das belíssimas ilustrações, os áudios facilitam a compreensão das informações pelos alunos de um modo geral. Parabéns aos envolvidos neste projeto! Indico aos professores como uma excelente ferramenta de interação para melhor compreensão dos conteúdos”, comentou a professora Edineia Passos da Escola Municipal Padre Pedro Machado.

OFICINAS SABERES
No mês de agosto, dando continuidade às aulas virtuais, a Mundo Cênico idealizou um bate-papo online para os alunos com convidados especiais. Os convidados são artistas que se destacam profissionalmente em suas áreas de trabalho e, durante o bate-papo, compartilharam um pouco de suas experiências. Os convidados foram a ilustradora Nani Vasques, Matheus Dias, ator de Malhação – Pro dia nascer feliz, o autor de HQ e artista plástico Valter do Carmo, e os atores e palhações da Cia. Os Palhaços de Rua. No mês de setembro, a Mundo Cênico continuará promovendo os bate-papos com os alunos e novos convidados.

VAKINHA MUNDO CÊNICO
Após 2 meses da Vakinha Online, graças à solidariedade, apoio e união de toda comunidade, conseguimos cumprir o prazo e alcançar a meta da Vakinha.
Agora, será possível adquirir o primeiro computador da instituição.

ARTIGO APROVADO
Após a participação de Bruno Costa e Jucilaine Wivaldo no II Congresso Internacional Online de Estudo sobre Cultura, o artigo apresentado por eles, “Cultura e território: A Experiência da Mundo Cênico”, foi considerado uma Comunicação Destaque e indicado para a compor a edição especial do congresso a ser publicada na RELACult – Revista Latino-Americano de Estudos em Cultura e Sociedade.

por Assessoria de Comunicação/ Mundo Cênico

Compartilhe este artigo