Uma Semana Santa especial

20 de abril de 2020 14:22 506

Os fiéis acompanharam as celebrações pelos canais de televisão e através do facebook

Por meio de decreto publicado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé), as celebrações da Semana Santa e do Tríduo Pascal neste ano, nos países onde foram feitas restrições sanitárias em razão da disseminação do Coronavírus, cujas orientações foram alinhadas com os bispos e os padres, foram ritos sem a participação do povo e em local adequado, evitando a concelebração e omitindo o abraço da paz.
Sem as presenças dos paroquianos nas igrejas, as comunidades católicas foram informadas dos horários de inícios das celebrações, quando puderam se unir em oração através das transmissões pelos meios de comunicação e redes sociais.


Em Perdões não foi diferente. Além de muitos fiéis acompanharem as celebrações pelos canais de televisão, a participação dos fiéis nas celebrações através da plataforma digital Facebook foi muito expressiva.
Vimos neste ano de 2020 o despontar de verdadeiras igrejas domésticas. As famílias se reuniram em suas casas, prepararam seus altares e acompanharam as celebrações, participando por meio da comunhão espiritual.
Mesmo sem procissões, sem as habituais liturgias de devoção, nenhuma das celebrações perdeu sua beleza e significado. Na verdade, muitos fiéis, diante do grave momento enfrentado na história, relataram ter vivenciado a Semana Santa de modo mais profundo.
A vivência da Semana Santa deste modo inédito certamente fez com que os fiéis pudessem refletir sobre a importância das celebrações, as quais, talvez em outros anos, não fossem tão valorizadas.
Conforme a Santa Sé, as expressões da piedade popular e as procissões que enriquecem os dias da Semana Santa e do Tríduo Pascal, podem ser “transferidas para outros dias convenientes, por exemplo, 14 e 15 de setembro”, festas da Exaltação da Cruz e de Nossa Senhora das Dores.
Que a experiência dos exercícios quaresmais e desta Semana Santa especial, possa abrandar os nossos corações. Que possamos viver este tempo pascal com esperança e mansidão, pois estamos no tempo da luz. As trevas não existem mais. Cristo Ressuscitou. Aleluia, Aleluia!

Compartilhe este artigo