Vacinação contra a gripe começa no próximo dia 30

17 de abril de 2016 12:15 1059

As cidades vizinhas como Campo Belo e Lavras anteciparam a data de vacinação devido aos casos suspeitos e confirmados de H1N1

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Minas Gerais informou no dia 08 de abril, sexta-feira que a campanha de vacinação contra a gripe terá início no próximo dia 30, sábado.
Neste ano, o Estado já registrou ao menos sete mortes em decorrência da Influenza, vírus causador da doença. Desse total, dois óbitos foram por H1N1. A imunização deve se estender até 20 de maio.
O Ministério da Saúde encaminhou à Secretaria 1,319.600 milhão de doses da vacina, o que corresponde a 25% do total necessário. Pelo cronograma estipulado pela pasta está previsto seis repasses até maio.
Segundo a SES, o primeiro grupo a receber a vacina será o de pessoas acamadas e as que moram em instituições fechadas, como asilos. Elas irão receber a dose entre 25 e 30 de abril, antes do início da campanha.
No Estado, a meta é imunizar quase quatro milhões do público alvo. De acordo com a SES, terão prioridades pessoas acima dos 60 anos; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; mães com até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde; povos indígenas e indivíduos com doenças crônicas, como diabetes, asma, bronquite, por exemplo, e outras condições clínicas especiais, como pessoas transplantadas.
A SES alerta que infecções por influenza ocorrem durante todo o ano, mas sua predominância se dá durante os meses de outono e inverno. Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, possuem um risco maior de desenvolver complicações.
Na sua grande maioria, os casos de gripe são leves e se resolvem espontaneamente sem sequelas ou complicações. Entretanto, nos grupos mais vulneráveis, o caso pode se complicar e gerar outras doenças graves; daí a importância de uma vigilância ativa nesse público. Sendo assim, é de notificação compulsória os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada por influenza e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais realiza um estudo epidemiológico da frequência de casos e óbitos segundo a identificação do vírus Influenza no estado.


 

PREVINA-SE

* Lave frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou desinfete com produtos à base de álcool;

* Jogue fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;

* Evite aglomerações e o contato com pessoas doentes;

* Não leve as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;

* Não compartilhe copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

* Suspenda na medida do possível, as viagens para os lugares onde haja casos da doença;

* Procure assistência médica, se o doente pertence a um grupo de risco e se surgirem sintomas que possam ser confundidos com os da infecção pelo vírus H1N1 da influenza tipo A.
Nos outros casos, permaneça em repouso e tome bastante líquido para garantir a boa hidratação.

*dados colhidos no site da Secretaria Estadual de Saúde

Compartilhe este artigo