Vale a pena estudar em escola pública?

18 de novembro de 2019 11:47 793

Nome completo: Sara Augusta Silva e Lima
Formação acadêmica e instituição onde frequentou:
-Superior completo – Bacharel em Direito pela Unifenas (Campus de Campo Belo) e Pós Graduada em Direito Administrativo pela Faculdade Signoreli (Polo de Varginha)
-(CFO) Curso de Formação de Oficiais / Curso de Bacharelado em Ciências Militares – Área de Defesa Social.
Forma de acesso à universidade: Enem/ Prouni – bolsa integral.
Área de atuação profissional: Segurança Pública
Valeu a pena estudar na escola pública? Sim.
Sempre levo comigo a frase que diz: Não é a qualidade da escola que faz o aluno, é a qualidade do aluno que faz a escola.
Lógico que uma escola séria, com profissionais capacitados e preocupada com um ensino de qualidade tem peso na vida do aluno, mas quando o aluno está enganjado com sua educação, ele acaba por elevar o nome da escola com os bons resultados que decorrem de seu compromisso com o aprendizado, independentemente se a escola é pública ou particular.

O que é o PROUNI?


O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa criado pelo Ministério da Educação em 2004 que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. As bolsas concedidas – integrais (100%) ou parciais (50%) – são destinadas a estudantes brasileiros de baixa renda e sem diploma de nível superior.
Quem pode participar do PROUNI?
Para poder participar do ProUNI é necessário que o candidato se enquadre nos seguintes pré-requisitos:

  1. Ensino médio: O candidato deve ter completado o ensino médio na rede pública ou na rede particular com bolsa integral.
  2. Renda familiar bruta:A. Para obter bolsa integral: candidatos com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
    B. Para obter bolsa parcial: candidatos com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.
  3. Participação no ENEM: O candidato também precisa obrigatoriamente ter participado do ENEM do ano anterior. A nota obtida no Exame serve como critério de classificação para o ProUni. Quanto maior a nota, maiores as chances de se obter o benefício.
  4. Nota mínima no ENEM: O Ministério da Educação ainda estabelece uma nota mínima para que o candidato consiga obter uma bolsa. Atualmente é preciso obter pelo menos 450 pontos na prova de conhecimentos e não ter zerado a redação.
    Fonte: http://siteprouni.mec.gov.br/o_prouni.php
Compartilhe este artigo