O Varejo é um dos lugares mais democráticos do mundo, pois é o ambiente onde toda sociedade é atendida sem distinção. Porém, nos últimos meses o Varejo sofre muito com as restrições acometidas pela pandemia da Covid-19, e é justamente por isso que criamos esta pauta no Jornal Voz.
Vamos falar aqui sobre tendências, dicas e conteúdos relevantes para auxiliar o varejista na gestão e aumentar as vendas.
E para começar, vamos analisar alguns dados da pesquisa realizada pelo Mastercard SpendingPulse que apontou um crescimento de 25,5% nas vendas do varejo brasileiro, no primeiro semestre de 2021, comparado ao mesmo período do ano passado.
Esse índice mede as transações em lojas físicas e on-line em todas as formas de pagamento.
Mas a informação mais interessante da pesquisa é que no primeiro semestre de 2021, as vendas do e-commerce tiveram uma queda de 12,3% quando comparadas aos significativos e constantes crescimentos que vinham apresentando até então.
Quando comparamos o desempenho do varejo brasileiro no ano de 2021 com os dois anos anteriores (2020-2019), o resultado também apresenta crescimento. O índice é de aumento de 16,7% no comparativo do ano com os 24 meses passados. As vendas do comércio eletrônico também aumentaram 28,4% quando comparadas ao mesmo semestre de 2019.
Ou seja, os números revelam que a flexibilização de abertura do comércio físico e a volta do consumidor ao varejo tradicional gerou aumento nas vendas diretas no PDV – Ponto de Venda, e o desafio do varejista agora é ser mais atrativo para o consumidor!
Confira dicas básicas para montar um varejo mais atrativo e aumentar as vendas!
Atendimento: capacite o time de vendas para atender bem
Antes de qualquer coisa, treine o time de vendas para conhecer sobre os produtos que estão à venda na loja. O vendedor precisa saber quais sãos os diferenciais de cada produto. Quais são os argumentos de vendas e as informações mais relevantes para o que cliente possa decidir a compra de maneira segura.
Para treinar seu time de vendas use recursos gratuitos como internet e o próprio fabricante.
Relacionamento: construa relacionamento ganha-ganha
Os clientes prezam por ser bem atendidos, anseiam por suas necessidades sanadas e suas “dores” compreendidas.
A loja que oferece bom atendimento gera fidelidade com seus clientes, atrai novos e consequentemente vende mais.
Para isso, seus vendedores devem gostar de atender, gostar das pessoas e de seus clientes.
Adicione Serviço: aumente o fluxo de cliente e a receita
Para aumentar as vendas no varejo, adicione serviços aos produtos que você já vende em sua loja. Por exemplo, se sua loja vende sapatos, você pode adicionar serviços de sapataria ou costura como adicionais. Isso aumentará a movimentação de clientes em lojas e a possibilidade de mais vendas.
Se isso não é possível em seu ambiente atual, procure parcerias com lojas de serviços ou produtos parceiros. A dica é agregar para atrair e assim aumentar as vendas. Fique sempre atento às dores e necessidades do cliente para elaborar a melhor estratégia de venda.
Ótimas vendas e até a próxima!
*Érica Bastos
Gerente de Trade Marketing
(35)998306211
https://www.linkedin.com/in/ericabastos/