Vem aí: III Fórum de Cultura de Perdões

14 de setembro de 2020 15:31 645

Perdões Histórica: Um desafio para o presente

Em homenagem e comemoração aos 250 anos de história da Igreja Nossa Senhora do Rosário, berço da cidade de Perdões, a Mundo Cênico realizará o III Fórum de Cultura, com o tema “Perdões Histórica: Um desafio para o presente”. Neste ano, o fórum ocorrerá de maneira online, através de três lives, nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2020, na página da Mundo Cênico no facebook.
A primitiva capela atravessa gerações, fazendo parte da vida religiosa, social e cultural dos perdoenses. Durante este ano, a Mundo Cênico comemorou os 250 anos da Igreja Nossa Senhora do Rosário promovendo várias atividades artísticas e culturais para garantir a valorização e a proteção deste bem tombado. A capela é considerada o berço da cidade de Perdões e foi em 03 de agosto de 1770 que Romão Fagundes do Amaral recebeu provisão para a benção dessa igreja. A cidade de Perdões possui um rico conjunto histórico-arquitetônico vivo, que permite o deslumbramento de nossa identidade cultural.

PROGRAMAÇÃO
Um dos temas que será abordado durante o fórum é o processo de tombamento do Centro Histórico de Perdões pelo estado de Minas Gerais. A convidada especial para essa discussão é Michele Arroyo, Presidente do IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). Essa discussão ocorrerá no primeiro dia do fórum, dia 23/09, às 20h.
No segundo dia do fórum, o tema abordado será a importância da conservação da memória e o trabalho de preservação da igreja Nossa Senhora do Rosário. O convidado especial para essa noite é Dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro, Bispo Diocesano de Oliveira/MG e presidente da Comissão de Bens Culturais do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo). Essa discussão ocorrerá no dia 24/09, às 20h.

Já no terceiro dia acontecerá um Sarau Artístico pela memória histórica e cultural da igreja Nossa Senhora do Rosário, que é o marco dos primeiros moradores da cidade. O show narrará o desenvolvimento da cidade de Perdões desde Romão Fagundes do Amaral até os dias de hoje e contará com a participação de artistas locais. A apresentação será transmitida diretamente da igreja homenageada no dia 25/09, às 20h.
Para mais informações sobre o III Fórum de Cultura de Perdões, acompanhe as redes sociais da Mundo Cênico e fique por dentro de qualquer novidade.

por Assessoria de Comunicação/Mundo Cênico

Compartilhe este artigo