Vice-presidente do Tribunal de Justiça profere palestra na Unifenas

2 de setembro de 2019 9:30 622

O 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais-TJMG, Desembargador Afrânio Vilela, a convite do perdoense Prof. Dimas Messias de Carvalho, proferiu concorrida palestra na UNIFENAS-Campo Belo sobre o tema “Judiciário: do manuscrito à era da Tecnologia”.


Muito simpático e acessível, acompanhado de sua esposa Dra. Gisele Pereira Resende Vilela, chefe do Setor Jurídico da Corregedoria de Justiça do TJMG, o Vice-Presidente encantou a todos ao tratar da inteligência artificial no Tribunal Mineiro e os avanços pioneiros da tecnologia na sua gestão para identificar casos semelhantes, possibilitando a mesma decisão nos processos, conferindo igualdade de tratamento entre as partes e segurança jurídica.


O Desembargador Afrânio Vilela usou como simbologia dos processos manuscritos (físicos) os desenhos animados dos Flintstones e usou os desenhos animados dos Jetsons como os processos judiciais eletrônicos (tecnológicos), para demonstrar a evolução do sistema judiciário. Os alunos adoraram a comparação.


O ponto central da palestra, entretanto, foi o desenvolvimento da inteligência artificial no Tribunal de Justiça, que possibilita nos processos eletrônicos (sem papel) serem idênticas pelo sistema de computação as ações iguais, remetendo-as ao mesmo Desembargador Relator, para proferir decisões semelhantes, evitando que no judiciário para o mesmo fato existam julgamentos diferentes, conferindo segurança jurídica para as pessoas.


Compareceram na palestra, além dos estudantes de direito, parentes do Des. Afrânio Vilela que moram em Campo Belo, o Desembargador Nilson Reis, os juízes das Comarcas de Campo Belo, Lavras e Divinópolis, advogados da região e professores. Vieram de Alfenas especialmente para o evento a Reitora da UNIFENAS, Profª Maria do Rosária, e as Pró-Reitoras Dra. Larissa Velano e Dra. Viviane Cassis.


Após a palestra o Prof. Dimas agradeceu ao palestrante, encerrando o evento.

Compartilhe este artigo