Vivência de Natal

7 de dezembro de 2020 14:56 566

Meus amigos, saudações!
Em primeiro lugar, quero agradecer à Equipe do Jornal Voz pela atenção e disponibilidade com nossos textos de formação, notícias e evangelização. Quero, na pessoa da Regina Bertoni, expressar minha gratidão e mesmo em tempo, desejar-lhe os parabéns e toda bênção.
Refletíamos sobre o tempo em artigo anterior, discorrendo como mudaram as circunstâncias neste ano de 2020. E mesmo com a pandemia “o senhor tempo ” continua passando. Já estamos em Dezembro e no domingo passado celebramos o 1º dia do período do Advento. Já estamos na preparação para o Natal! Partilhava na homília e agora com vocês, como fazer uma preparação espiritual para o Natal. A pergunta é : o que o Natal te recorda? Alguns dizem saudade, outros papai Noel ou a infância e até tristeza. Voltando o foco para o essencial, o Natal é a celebração da Encarnação de Jesus. O Filho de Deus se fez homem, veio a terra, caminhou conosco, falou de um reino diferente, onde os últimos seriam os primeiros.

Acolheu muitos pecadores, devolveu dignidade a tantas pessoas, mostrou um novo modo de caminhar, deu sentido maior à vida e à missão. Apresentou aos discípulos a responsabilidade de propagar esse reino, enviando o Espírito Santo e nos dando a graça de sermos chamados cristãos. O natal cristão é gratidão e responsabilidade. Gratidão ao Senhor que se esvaziou de si e nos presenteou com a salvação e a responsabilidade de perpetuar a presença de Jesus e seu reino entre nós. Estamos ainda no começo de dezembro. Bom momento para refletir nesse advento: Qual a essencial comemoração para o natal? Não esperar a conversão somente do outro, mas sobretudo a nossa própria. Fazer sua parte para que Jesus seja honrado em nosso meio imitando suas virtudes.

Os símbolos exteriores nos ajudam a interiorizar. Porém, é no coração que Jesus nasce e renasce. Vamos vencer os pensamentos tristes e vazios do Natal e fazermos um compromisso com o próprio Jesus.
Este ano tão diferente da história merece um Natal feliz e de paz.
Escolha o amor! Escolha festejar Jesus!
Abra-se ao infinito sentido da encarnação do Filho de Deus entre nós. Muita alegria, festa, perdão e vivência de Jesus entre nós!

Pe.Rogério Victor Azevedo
Paróquia Nossa Senhora das Graças

Compartilhe este artigo